Conhecer o desenvolvimento das etapas para um projeto de arquitetura é fundamental para saber contratar e acompanhar melhor este serviço. Abaixo segue um descritivo com as principais etapas de projeto:
1. Levantamento de dados
Antes de iniciar o desenvolvimento dos desenhos arquitetônicos, o arquiteto deve fazer um levantamento minucioso de vários aspectos, para obter o maior entendimento possível em relação à proposta.
Informações observadas:
Em relação ao projeto
Objetivo da construção / Recursos disponíveis para executar a obra / Padrão construtivo / Atividades que o projeto irá abrigar / Quantas pessoas irão usar a casa / Móveis e equipamentos básicos de cada cômodo
Em relação ao terreno e entorno
Escritura atualizada / Levantamento topográfico / Levantamento fotográfico / Insolação / Ventilação / Nível de poluição (do solo/ do ar/ sonora/da água) / Padrão arquitetônico do entorno / Tendência de desenvolvimento para a área / Vistas / Equipamentos urbanos próximos / Infra-estrutura disponível / Sondagem de reconhecimento do solo
Em relação à legislação
Restrições de uso / Taxas e coeficientes de aproveitamento / Recuos / Normas específicas do loteamento
2. Estudo preliminar
Nesta etapa o arquiteto deverá apresentar a idealização do projeto, através de plantas baixas de todos os pavimentos, cortes esquemáticos, quadro de áreas e perspectivas, para demonstrar de forma bem completa a solução arquitetônica proposta.
3. Anteprojeto
Esta fase é iniciada com a aprovação do estudo preliminar. Nela serão definidas soluções de:
- Conforto ambiental ( luminosidade, tratamento acústico, insolação)
- Tecnologia (sistema construtivo, instalações de especiais de elétrica e hidráulica, durabilidade dos materiais)
- Economia (padrão desejado de acabamento)
O objetivo final desta etapa é fechar as informações básicas do projeto, para que se torne possível fazer estimativas de custos, contratar os projetos complementares (hidráulica, elétrica, estrutura, interiores, etc.), e iniciar as plantas de prefeitura.
Produtos gerados
Planta de situação que contém a orientação em relação ao norte e quadros de áreas / Plantas dos pavimentos contendo desenho de pilares, equipamentos (elevadores, ar condicionado), alturas de piso a piso / Cortes esquemáticos contendo altura de piso a piso, indicação de forros, pé direito, pré-dimensionamento de lajes e vigas.
4. Projeto legal
O objetivo desta fase é gerar o material necessário para obter o alvará de construção.
5. Projeto executivo
É a etapa de aprofundamento em relação aos detalhes do projeto. O objetivo é desenvolver todos os elementos necessários a execução da obra.
Esta fase possui subfases são elas:
- Projeto pré-executivo: fase em que é realizada a compatibilização com os projetos complementares.
- Projeto de execução: é a solução desenvolvida já compatibilizada com os projetos complementares, ou seja, são informações e planta que irão para a obra. Nesta etapa devem ser apresentados:
Plantas baixas de todos os níveis contendo por exemplo, indicação de bancadas, soleiras, pingadeiras, esquadrias, corrimão, etc. / Planta de forro com representação específica e completa das luminárias e pontos de iluminação/ Cortes/ Fachadas com a especificação dos materiais (marca, cor e referência), dos vidros e das esquadrias/ Caderno com detalhes de execução para áreas molhadas (louças e metais), escadas e rampas, esquadrias/ Detalhes construtivos demonstrando por exemplo detalhes de rufos e calhas, impermeabilização, e arremates de materiais (soleiras, rodapés e revestimentos).
Comentários