Existem estruturas específicas para a construção dos diversos tipos de piscinas. Antes de escolher a sua piscina, confira as características de cada tipo de material empregado nas obras:

Piscina de Alvenaria Estrutural

É um tipo de material mais econômico. Chega a ser 15% mais barata do que as piscinas de concreto. A piscina de alvenaria estrutural é feita com um buraco no solo e com revestimento de blocos. A execução do trabalho é simples e essa piscina tem longa durabilidade. É preciso fazer uma boa manutenção para evitar que o material sofra com fissuras. Essa piscina pode durar até 40 anos.

Construção de piscina em alvenaria estrutural

Piscina de concreto

Essa piscina garante uma grande variedade de tamanhos e formatos para a escolha do cliente. A piscina tem longa vida útil, conta com projeto arquitetônico personalizável, feito com base de concreto, e pode ser revestida com pastilhas cerâmicas ou azulejo.

Construção de piscina em concreto

Piscina de fibra de vidro

As piscinas de fibra de vidro garantem uma manutenção simples e baixo custo. A instalação é rápida e a piscina tem poucas chances de vazamentos. Hoje, as piscinas de fibra de vidro são as mais comuns no Brasil, principalmente por causa de seu valor de mercado e praticidade de instalação e manutenção.

Piscina de fibra de vidro

Piscina de vinil

São piscinas que contam com um elemento impermeabilizante. O revestimento da estrutura é de vinil ou manta vinílica. A manutenção das piscinas de vinil é semelhante a das piscinas de fibra de vidro. O produto tem longa durabilidade.

Forração de piscina com vinil

Todas as piscinas podem receber uma iluminação subaquática profissional para garantir ainda mais beleza e sofisticação para o espaço de lazer da família. Os principais tipos de iluminação para piscinas do mercado são: os refletores, os leds, a fibra ótica e o bastão ótico. Confira:

  • Refletores para piscinas – Os refletores são indicados para iluminar toda a área da piscina. Podem ser encontrados em uma grande variedade de cores. Os refletores podem ter acionamento e controle de cores por meio de controle remoto.
  • Leds – A iluminação com led tem a vantagem de ser mais econômica. Os pontos subaquáticos de led podem ser encontrados em diversos tamanhos para garantir feixes de luz branca para toda a estrutura da piscina.
  • Fibra Ótica – A iluminação por fibra ótica para piscinas é feita com cabos flexíveis e condutores de luz.
  • Bastão Ótico – O bastão ótico é uma boa opção de iluminação. O sistema usa um bastão rígido como meio condutor de luz.

Veja também: Dicas para projetos de piscinas