fachada casa em jundiaí, lote esquina arquitetura com traço contemporâneo
fachada casa em jundiaí, lote esquina arquitetura com traço contemporâneo
vista da piscina sobrado com arquitetura contemporânea em jundiaí concreto aparente e revestimento da fachada em arenito vermelho
fachada lateral sobrado com arquitetura contemporânea em Jundiaí
detalhe da porta de entrada casa contemporânea em jundiaí
vista do corredor lateral com piso em madeira plástica e concreto polido casa no brisas da mata em jundiaí
vista da área gourmet com piso em concreto polido arquitetura brisas da mata em Jundiaí
vista da área gourmet com piso em concreto polido arquitetura brisas da mata em Jundiaí

ARQUITETURA RESIDENCIAL BRISAS DA MATA JUNDIAÍ

Local: Condomínio Brisas da Mata, Jundiaí, SP
Área construção: 232 m²
Área terreno: 317 m²
Ano: 2020
Fotografias: Pedro Napolitano Prata (pedro.napolitano.prata@gmail.com)
Engenharia: Luis Flávio Tedesco Pinheiro
Construção: Tedesco Engenharia

A casa Brisas é um exercício de adaptação as condições do lugar. Sutilmente inserida em um pequeno lote de esquina com pouca área disponível para construção e topografia íngreme, sua implantação se deu através de dois patamares em níveis diferentes com o objetivo de evitar grandes movimentações de terra.

 A ausência de vistas para a bela paisagem do entorno serviu de motivação para a criação de um “horizonte natural” dentro do próprio lote. O afastamento das divisas permitiu a instalação de jardins laterais que se estendem até a cerca viva contribuindo para que a natureza envolvesse todo o pavimento térreo.

Externamente algumas paredes foram revestidas com réguas de arenito vermelho para melhorar o conforto térmico interno, principalmente na lateral que recebe diretamente o sol da tarde. Este material também remete ao contexto rústico e ao solo avermelhado da região.

Para trazer maior privacidade e proteção ao sol forte da tarde, o volume do piso superior, onde estão os três dormitórios e o escritório, se fecha totalmente para rua. Uma inclinação na parede externa da suíte principal proporciona uma vista para a rica paisagem natural da região.

A grande abertura na laje de cobertura sobre a porta de entrada, foi projetada para expulsar o calor interno dos dois pavimentos, através do efeito chaminé, além de trazer mais claridade para toda a casa, principalmente para o corredor dos quartos.

Todo o projeto gira em torno da relação entre privacidade, insolação e vistas, e do objetivo em trazer um obra que dialogue com a natureza extraordinária da região que conta com áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Clique aqui e veja a divulgação deste projeto no site Aeecafé

voltar para projetos

FALE COM A GENTE