O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que tem feito bastante sucesso atualmente, já que proporcionam elegância ao espaço, entre outras vantagens. Muito caracterizado pela sua forma de produção, o porcelanato pode ser utilizado tanto de forma interna, como externa. Existem diversos modelos do produto, sendo que alguns tipos de porcelanato são mais indicados para áreas de maior tráfego, enquanto outros são ideias para áreas de residências e escritórios, de menor tráfego.

Os porcelanatos ainda podem ser encontrados em modelos diferenciados, sendo que alguns tipos possuem espessuras normais e outros com a possibilidade de espessura extrafina. Resistência, elegância e uniformidade na coloração são algumas das características essenciais em todos os modelos de porcelanato. Outra facilidade é que eles podem ser instalados rapidamente e sem transtornos, pois os porcelanatos possuem uma instalação prática, sem gerar entulhos.

Diferenças básicas entre os modelos de porcelanato:

  • Porcelanato Acetinado: esse tipo se trata de um piso frio, fosco, que facilita no momento da limpeza e possui uma resistência maior do que o porcelanato polido. Além disso, esse porcelanato não mancha e não sofre riscos com tanta facilidade. Ideal para banheiros, garagens, salões de festa, entre outros.
  • Porcelanato Rústico: agregando refinamento ao espaço, esse tipo de porcelanato pode ser utilizado como revestimento interno ou externo. Com características antiderrapantes, são ideais, também, para áreas próximas às piscinas, deck, jardins e outros lugares que integram com a natureza.
  • Porcelanato Polido: proporcionando sofisticação e requinte, esse porcelanato possui textura lisa e polida, o que garante um brilho elegante para diversos ambientes, como banheiros, salas, dormitórios, cozinhas e vários outros. O porcelanato polido recebe a aplicação de tecnologias modernas, que garantem o brilho por muito tempo, além de evitar o problema com as manchas.

Qual é a diferença entre o porcelanato retificado e o não retificado?

A diferença desses dois modelos está no acabamento das bordas do porcelanato. O piso retificado é aquele bem reto, enquanto os modelos que não são retificados possuem, por exemplo, bordas arredondadas, chamadas também de bold. No caso do retificado, a peça e o rejunte ficam no mesmo nível e com acabamento mais uniforme, já no tipo não retificado o rejunte se instala um pouco abaixo do porcelanato.