Para conhecer os tipos de pisos de madeira é importante saber um pouco mais sobre os mais comuns. Pisos de madeira são diferentes, pois podem ser de madeira tauari, carvalho, cumaru e muitos outros tipos de madeira. O primeiro detalhe importante antes da compra é definir o tipo de madeira para fazer o revestimento de acordo com o valor a ser investido. Neste contexto estão os assoalhos, os parquets e os tacos. Alguns lembram revestimentos antigos, como os tacos, enquanto outras oferecem uma aparência moderna.

O carpete de madeira é um revestimento fino, colado e prensado no piso. Sua instalação é muito fácil, pois seu funcionamento é formado como um piso do tipo flutuante. Na verdade, sua grande vantagem é que ele não precisa de parafuso ou cola para ficar bem posicionado. Através do encaixe do tipo macho e fêmea, o revestimento fica devidamente no lugar. Duas grandes vantagens: preço e instalação. Esses dois fatores fazem do material interessante. Porém, o material não resiste à água.

Os pisos laminados são tipos de revestimento de madeira que são posicionados através de colagem, muito comuns no mercado principalmente devido a boa resistência com base. Parecido com o carpete de madeira, o revestimento final do laminado aparece como principal diferencial. O revestimento deste piso é de laminado fenofólico, portanto não é de madeira. Alguns fazem realmente a imitação de uma madeira, mas de forma tão parecida que chega a surpreender. A imitação tem grandes vantagens, pois pode incluir uma estampa neste tipo de revestimento. A durabilidade é grande.

O tratamento e manutenção dos pisos devem ser feitos por equipe profissionais e tecnicamente qualificadas para que não haja prejuízo ao material. A instalação, embora pareça fácil, também exige conhecimento profissional.

O ambiente fica muito mais aconchegante com os pisos de madeira. Os revestimentos ganharam, com sua grande variedade de acabamentos e desenhos, notoriedade no espaço da decoração de ambientes. A durabilidade dos revestimentos de madeira é maior do que outros tipos de revestimentos.

Para limpeza, os cuidados são básicos e devem ser feitos com sabão neutro e um pano úmido. O principal é que os padrões dos acabamentos são considerados perfeitos, pois as imitações convencem muito. Já os revestimentos de madeira de verdade impressionam pela beleza e pela diferença. O importante é apostar em uma matéria-prima de qualidade.