Materiais

A diferença de qualidade e preço entre os tipos de pastilhas para revestimento se dá principalmente no material utilizado. As mais encontradas são de porcelana, vidro, cerâmica e cristal. Encontram-se também pastilhas de outros materiais como prata, bronze, platina, aço inox, mármores, granitos e até mesmo folheadas a ouro.

Além destes materiais existem pastilhas de materiais orgânicos e reciclados, também chamadas de pastilhas ecológicas que são produzidas a partir de coco, bambu, madeira e vidro reciclado.

Modelos mais comuns

Segue abaixo uma breve descrição dos modelos mais comuns de pastilhas:

  • Pastilhas de Vidro: São bem resistentes, não mancham ou perdem a cor com o passar do tempo, devido a sua beleza e praticidade para limpeza, são muito utilizadas para revestir bancadas e paredes de banheiros, lavabos e cozinhas.
  • Pastilhas de porcelana: Possuem muita durabilidade e por este motivo são amplamente utilizadas para revestir fachadas de prédios e superfícies expostas ao sol ou intensa maresia.
  • Pastilhas de Cerâmica: De acordo com a qualidade da fabricação no geral são muito resistentes e com variadas possibilidades de aplicações. São bastante utilizadas para revestir piscinas, pois resistem bem à ação do cloro.

 

Instalação

As pastilhas de um modo geral correspondem ao revestimento mais caro e delicado da obra. Por este motivo, a instalação deste tipo de revestimento é algo que merece atenção redobrada, e deve ser realizado por profissional qualificado.

Como as peças são pequenas e de pouca espessura, qualquer descuido durante a aplicação pode resultar em mau acabamento. Os erros mais comuns são de alinhamento e desnivelamento entre as peças.

A instalação pode variar em nível de dificuldade de acordo com a forma com que as pastilhas são fornecidas pelo fabricante. As mais difíceis de instalar vem em peças soltas. Cada peça deve ser aplicada individualmente, o que ocasiona uma maior gasto de tempo para instalação.

As peças presas por telas vêm geralmente em módulos 30 x 30 e são de instalação mais rápida. Há ainda as pastilhas adesivas resinadas que são as mais práticas, pois são coladas no local, dispensando o uso de argamassa.

O desenho das pastilhas é outro diferencial entre as peças, pois existe uma infinidade de tamanhos e formatos, que permitem a aplicação deste revestimento em superfícies retas ou onduladas.