Pela sua grande durabilidade e requinte, os revestimentos em pedra são amplamente utilizados em paredes, pisos e bancadas.

A aplicação varia conforme o formato do revestimento, que pode ser apresentado em filetes, placas, seixos, grânulos ou pastilhas. O ideal é que se faça uma impermeabilização para evitar problemas de umidade.

As principais vantagens da utilização de revestimentos em pedra são:

  • Qualidade estética: o aspecto rústico e refinado qualifica os espaços externos e internos.
  • Durabilidade: são de muita resistência. O que pode ocorrer com o tempo e conforme a exposição da pedra é a perda do brilho natural ou o acúmulo de sujeira. Por isso vale ressaltar a importância da manutenção periódica, com a aplicação de produtos de limpeza adequados. Se for necessário, as técnicas atuais de tratamento permitem devolver a beleza original a pedras danificadas.

Segue abaixo os principais tipos de pedras para revestimento:

Mármore

Por ser uma rocha originada do calcário, o mármore é maleável e poroso, e tende manchar com mais facilidade. Desta forma é mais indicado para áreas internas, como salas, quartos e banheiros, podendo revestir paredes, pisos, e compor tampos, bancadas, e elementos de decoração.

Principais tipos:

  • Branco: bastante poroso e suscetível a manchas é muito utilizado em bancadas de lavabos e banheiros.
  • Travertino: apresenta maior porosidade e por isso deve ser evitado em cozinhas. É mais utilizado em ambientes de uso intenso como varandas e lavabos.
  • Carrara: possui baixa porosidade e desta forma absorve menos água. A beleza deste mármore está no desenho que é formado pelos veios cinzas sobre o fundo branco.

Limestone

Assim como o mármore é também de origem calcária e, por ser bastante poroso, necessita de impermeabilização após a aplicação.

Granito

Ao contrário do mármore, o granito tem em sua composição o quartzo, o que o torna muito resistente a desgaste abrasivo,  a ação química e a absorção de água. Por estes motivos pode ser utilizado em áreas internas e externas.

Exemplos:

  • Verde Ubatuba: muito utilizados em bancadas de cozinhas, áreas gourmet e de serviço, possui tonalidade verde bem escura.
  • Preto: os mais comercializados são o Preto Absoluto e o São Gabriel. São amplamente utilizados em bancadas de cozinhas e banheiros.
  • Amarelo Icaraí: são muito utilizadas em pisos, adotados com frequência em bancadas de cozinhas e banheiros.

Pedras industrializadas

Considerando que as pedras naturais tem quantidades limitadas e depende de um processo de extração, as pedras industrializadas vem como tendência para o futuro e podem ser produzidas a partir sobras de pedras naturais.

Exemplos:

  • Silestone: com grande possibilidade de cores tem características próximas ao granito em relação à dureza e resistência a abrasão e absorção de água. São indicados para pisos, parede e principalmente bancadas e tampos de banheiros e cozinhas.
  • Corian: material sem porosidade composto de 1/3 resina acrílica e 2/3 de minerais naturais. Tem como característica principal a versatilidade, pois assim como o plástico pode ser moldado para acompanhar desenhos curvos.