A opção por projetos de casas com telhado embutido é uma forte tendência nos dias de hoje, adotada por quem busca modernidade, praticidade e dependendo do sistema adotado, também economia. Pensando nisso separamos algumas das alternativas atuais mais utilizadas pelos arquitetos e engenheiros.
Cobertura com telhas
A solução mais adotada por quem quer evitar o telhado aparente é cobrir a laje com uma telha que necessita pouca inclinação.
Por ficar escondida da fachada da casa, utiliza-se geralmente a telha de fibrocimento, por exemplo, a telha Brasilite, que é a uma opção bastante econômica. O sistema oferece um bom conforto térmico, e pode ser reforçado com a aplicação de um isolante térmico. Esta opção requer a construção de muretas mais altas sobre a laje (platibandas).
A telha também pode ser metálica, que tem a inclinação mínima menor em relação à de fibrocimento. É importante utilizar telhas metálicas tipo sanduíche que possuem uma camada intermediária de isopor para melhor o conforto térmico.
Veja a execução de um telhado embutido no vídeo:
Laje impermeabilizada
A cobertura da casa com a laje exposta ao tempo, requer alguns cuidados. A impermeabilização requer atenção especial, podendo ser feita com a aplicação de um produto impermeabilizante, por exemplo Vedacit, ou com manta asfáltica que é um pouco mais cara mas tem maior eficiência.
Outro ponto importante da cobertura sem telhado é o conforto térmico. Como a laje fica exposta será necessária a aplicação de uma camada de isolante térmico, como por exemplo, argila expandida. A especificação dos materiais e camadas a serem utilizados deve partir do projeto executivo desenvolvido por profissional habilitado.
As principais vantagens deste sistema são a possibilidade de utilizar a laje como varanda ou solário e a possibilidade de utilizar platibandas de baixa altura (muretinhas em cima da laje) que permite uma aparência mais “leve” para as lajes.
Telhado verde
O conceito do telhado verde é fazer da laje um jardim. O sistema funciona como um “grande vaso”, que pode receber gramas, arbustos e até árvores de pequeno porte.
No mercado existem muitas soluções diferentes de telhados verdes, e cada uma necessita de uma altura diferente de platibanda, para conter o sistema.
Tem como vantagem ser um sistema ecológico, pois as plantas servem como agente de dispersão de calor, habitat de insetos borboletas e pássaros, e são capazes de reduzir a poluição, como pode ser visto nessa matéria publicada pela Exame.